Fique por Dentro

VELHO CHICO: Dep. Gil Pereira cobra recursos para revitalização da bacia hidrográfica

24 de novembro de 2016

VELHO CHICO: Dep. Gil Pereira cobra recursos para revitalização da bacia hidrográfica

A Comissão de Minas e Energia da ALMG analisou nesta quarta-feira (16/11/16) relatórios referentes a visita a Brasília em agosto, quando o presidente Michel Temer lançou o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ou Novo Chico. A Barragem de Jequitaí foi tema central de reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“O plano de recuperação da bacia é essencial para Minas e o Brasil, desde que haja efetiva e correta aplicação dos recursos previstos. Como responsável por mais de 70% da água, grande parte dos investimentos deverá ser destinada a Minas, incluindo a Bacia do Rio das Velhas, um dos principais afluentes”, observou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão.

O Ministério da Integração Nacional estima investimentos da ordem de R$ 6 bilhões até 2026, conforme os eixos: Saneamento, Controle da Poluição e Obras Hídricas; Proteção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Economias Sustentáveis; Gestão e Educação Ambiental; e Planejamento e Monitoramento.

Durante reunião na Codevasf, a presidente Kênia Marcelino informou que haverá nova licitação para a Barragem de Jequitaí, diante de problemas técnicos e financeiros da empresa anterior. “Após superação de pendência referente a contrapartida do governo estadual (R$ 5 milhões), a determinação do Ministério da Integração é concluir as obras paralisadas e prioritárias, como é o caso de Jequitaí, para somente então iniciar novos projetos”, explicou o deputado Gil Pereira.