Fique por Dentro

SUDENE: Ministro Helder Barbalho nomeia prefeito Zé Reis para vaga do Condel

16 de fevereiro de 2017

SUDENE: Ministro Helder Barbalho nomeia prefeito Zé Reis para vaga do Condel

Afinal, o Norte de Minas conquista estratégica representatividade junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O prefeito de Bonito de Minas e presidente da Amams, Zé Reis, foi nomeado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, como titular do Conselho Deliberativo da  Sudene, conforme Portaria nº 59, publicada nesta quarta-feira (15/02/17), no Diário Oficial da União.

“O ministro Helder Barbalho atende nossa reivindicação ao designar para o Condel o prefeito Zé Reis, que preside desde janeiro a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Os prefeitos dos municípios do Norte de Minas têm agora importante representante, que lutará para avançar nos projetos relacionados principalmente à infraestrutura hídrica e de convivência com a seca na região”, declara o deputado Gil Pereira, que preside da Comissão de Minas e Energia da ALMG.

O Condel é a instância deliberativa encarregado da articulação e tomada de decisões estratégicas da Sudene. É responsável, entre várias outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para desenvolvimento da sua área de atuação, assim como para operacionalização dos demais instrumentos de ação, especialmente do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e dos incentivos fiscais e financeiros federais existentes.

Prioridades

Durante reunião mantida em Recife, no início de fevereiro, com o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o prefeito Zé Reis apresentou pauta de prioridades elaborada com participação também de entidades de classe como a Regional Norte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Também participaram do encontro os diretores de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN), Alexandre Gusmão, e de Gestão de Fundos e Incentivos e Atração de Investimentos (DFIN), Sérgio Wanderley.