Fique por Dentro

SETOR FOTOVOLTAICO: Em São Paulo, ABSolar debate mercado brasileiro e 2º Leilão de Reserva de 2016

17 de novembro de 2016

Presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, o deputado Gil Pereira (PP) participou no dia 11/11/16, em São Paulo (SP), do 11º Encontro ABSolar, cujo enfoque foi apresentar, explicar e discutir os principais pontos sobre o mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica.

Promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), o evento reuniu alguns dos mais destacados especialistas dos setores público e privado, que debateram por exemplo o 2º Leilão de Reserva de 2016, marcado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para 16 de dezembro, quando serão contratados empreendimentos de geração elétrica (fontes fotovoltaica e eólica).

“Localizada no Norte de MG, a Usina Solar de Pirapora do consórcio multinacional Solatio/Canadian poderá ultrapassar nesta etapa investimento de R$ 1,5 bilhão”, ressalta o deputado Gil Pereira. Maior projeto em implantação na América Latina e um dos maiores do mundo, o empreendimento poderá elevar sua capacidade de 240 MW para 510 MW.

EPE

Conforme divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em 8 de agosto de 2016, foram cadastrados 1.260 projetos na licitação. O maior número de projetos é de empreendimentos a partir de fonte eólica, com 841 projetos cadastrados somando 21.760 MWp, e outros 419 projetos de fonte solar fotovoltaica com 13.388 MWp.

Entre os palestrantes no encontro da ABSolar: secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo; gerente de Comercialização e Energia da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Ana Paula Ferme; gerente do Departamento de Energias Alternativas do BNDES, Marcus Cardoso Santiago; analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Gabriel Konzen; diretor Jurídico da ABSolar, André Edelstein; gerente de Amplificações e Reforços da Transmissão do Operador Nacional do Sistema (ONS), Lilian Monteath; e conselheiro Fiscal da ABSolar, André Dabus.

Diretrizes

O MME publicou no Diário Oficial da União (04/11/16) a Portaria MME nº 520, que aprova as Diretrizes da Sistemática para a realização do 2o Leilão de Energia de Reserva (LER) de 2016, previsto para ocorrer em 16 de dezembro de 2016:



 

https://goo.gl/zGjRlp

https://goo.gl/V131dJ