Fique por Dentro

PROJETO JEQUITAÍ: Deputado Gil Pereira pede prioridade para o empreendimento no Programa Pró-Brasil

24 de abril de 2020

PROJETO JEQUITAÍ: Deputado Gil Pereira pede prioridade para o empreendimento no Programa Pró-Brasil

A solicitação oficial do deputado Gil Pereira, para que seja garantida prioridade ao Projeto Jequitaí neste programa do governo federal, foi encaminhada à Presidência da República, à Casa Civil e ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), através dos requerimentos 5.454, 5.455 e 5.456/2020, via Presidência da Assembleia Legislativa.

 

O Programa Pró-Brasil de recuperação econômica pós-Covid-19, lançado nesta quarta-feira (22/04/20), terá sua implantação em larga escala a partir de outubro, após etapas de planejamento. De acordo com o governo federal, seu propósito é reduzir os impactos da crise do coronavírus nas áreas social e econômica, com foco no período pós-pandemia.

 

O programa atuará com ênfase em eixos, incluindo medidas estruturantes como o aprimoramento do arcabouço normativo; atração de investimentos privados; maior segurança jurídica e produtividade; melhoria do ambiente de negócios; e mitigação dos impactos socioeconômicos. Estão previstos, ainda, investimentos com a realização de obras públicas e de parcerias com o setor privado.

 

Em sua justificativa, o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG, destaca que as obras do Projeto Jequitaí foram prejudicadas, devido às questões relacionadas à pandemia do Coronavírus (Covid-19). “Já foram investidos ali R$ 176 milhões e há disponíveis, na Codevasf, mais R$ 80 milhões. O empreendimento prevê a geração de mais de 2 mil empregos diretos na sua construção e mais de 35 mil empregos diretos e 70 mil indiretos com irrigação, perfazendo mais de 105 mil empregos, em 35 mil hectares irrigados”, ressaltou o deputado Gil Pereira.