Fique por Dentro

Panorama da Mineração em Minas: Dep. Gil Pereira (PP) representa ALMG no lançamento do livro

25 de agosto de 2016

Panorama da Mineração em Minas: Dep. Gil Pereira (PP) representa ALMG no lançamento do livro

Trabalho inédito, com dados oficiais compilados e analisados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), constitui guia relevante para se compreender as contribuições da atividade mineral à formação e à evolução do mais importante Estado minerador do Brasil.

Presidente da Comissão de Minas e Energia, o deputado Gil Pereira representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais no lançamento, no dia 08/08/2016, no Museu das Minas e do Metal, em BH, por designação do seu presidente, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Ao saudar as autoridades participantes, inclusive referindo-se ao deputado Gil Pereira como “meu amigo”, o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho enfatizou a inquestionável importância da atividade minerária para o Estado e o País, motivo pelo qual tem papel de destaque na sua gestão à frente da pasta.

“Daqui para frente, debater a mineração será algo muito mais relevante, sendo impossível minimizar a importância das contribuições decisivas deste segmento empresarial para a população de Minas e do Brasil”, disse José Fernando Coura, diretor-presidente do Ibram, do Sindiextra, do Sinferbase e vice-presidente da Fiemg.

O estudo foi apresentado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), pelo Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra) e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Também participaram da solenidade: diretor da B & P – Investimentos e Participações, Wilson Brumer; consultor parlamentar Paulo Sérgio Machado; conselheiro do TCEMG, Doutor José Alves Viana; deputados Rodrigo de Castro (PSDB-MG), Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), Bilac Pinto (PR-MG) e Gabriel Guimarães (PT); vice-governador de MG, Antônio Andrade; presidente da CNI e do CDN do Sebrae, Robson Andrade; presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior; e presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro.

Fotos: Sindiextra