Fique por Dentro

O SOL NASCE PARA TODOS BDMG: incentivará mercado de energia renovável no Norte de Minas

19 de março de 2020

Deputado Gil Pereira destacou investimento federal de quase R$ 13 bilhões em linhas de transmissão e subestações de energia

 

Durante o seminário “O Sol nasce para todos - Energia solar e desenvolvimento social do Sertão”, realizado em Montes Claros, no dia 12/03/20, os participantes debateram os incentivos necessários e os desafios para assegurar o crescimento da Geração Distribuída em Minas e no país, incluindo o Projeto de Lei do Marco Regulatório do setor.

 

O BDMG formalizou protocolo de intenções para desenvolver o mercado de energias renováveis no Norte de Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Amams e o Cimams.

 

Durante dois anos o banco incentivará através de apoio financeiro a implantação de sistemas solares fotovoltaicos para microgeração distribuída na região, além de estimular o fortalecimento de empresas integradoras do setor de energia solar na Área Mineira da Sudene, com projeção de gerar 100 mil empregos e beneficiar um contingente de 110 mil famílias, num total de 500 mil pessoas.

 

Linhas de transmissão

 

O deputado Gil Pereira destacou a boa notícia anunciada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na audiência pública da ALMG, por ele coordenada no dia 11/03/20: “O investimento em curso atingirá R$ 12,8 bilhões em linhas de transmissão e subestações no Estado, com destaque para o Norte de Minas, onde o término das obras está previsto para setembro de 2022, beneficiando 36 municípios, além de outros das regiões Noroeste, Central e do Vale do Jequitinhonha. Mais empregos, desenvolvimento e energia limpa e renovável para nossa população”.

 

Também participaram do evento, dentre outras autoridades e especialistas, o presidente da ABGD, Carlos Evangelista; o deputado Lafayette de Andrada; o presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski; o conselheiro da ABGD, Walter Abreu; o presidente ACI – Montes Claros, Leonardo Vasconcelos; o vice-prefeito de Montes Claros e vice-presidente da Fiemg – Regional Norte, Adauto Batista; e os prefeitos Carlos Isaildon (Janaúba) Robson Mota (Coração de Jesus).

 

Deputados Gil Pereira e Lafayette Andrada, Carlos Evangelista (ABGD), Sérgio Gusmão (BDMG), prefeitos Carlos Isaildon (Janaúba) e Robson Mota (Coração de Jesus) e Walter Abreu (ABGD)