Fique por Dentro

Nova etapa da energia solar no Estado domina encontro entre Cemig e Comissão da ALMG

9 de julho de 2015

Nova etapa da energia solar no Estado domina encontro entre Cemig e Comissão da ALMG

A Comisão de Minas e Energia da ALMG, coordenada pelo deputado Gil Pereira (PP), foi recebida nesta terça-feira (07/07) pelo presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Mauro Borges, com a finalidade principal de tratar da nova etapa para o desenvolvimento e o uso da energia fotovoltaica (fonte solar) no Estado, entre outros temas.

Ao ser citada pelo deputado Gil Pereira a audiência pública sobre energia solar a ser feita na Assembleia, no próximo dia 10 de agosto, o presidente da Cemig, Mauro Borges, reafirmou que a empresa deverá participar de leilões para instalação de parques de geração de energia renovável no Norte de Minas, região que apresenta potencial estratégico para essas fontes, especialmente a fotovoltaica. Leilão federal de energia solar está agendado para o próximo dia 28 de agosto.

Papel decisivo

A região Norte do Estado detém o quarto melhor ponto de energia solar no País, justificando o seu potencial para receber investimentos de infraestrutura para geração no setor, segundo Atlas Solarimétrico da Cemig. “Na divisa entre Minas e Bahia, temos os melhores ventos e a melhor insolação do Brasil”, observou o presidente Mauro Borges, confirmando a participação na audiência pública da Assembleia. “A Cemig garantirá apoio à expansão da energia fotovoltaica, importante setor para o Estado, especialmente o Norte de Minas”, ressaltou ele. 

O deputado Gil Pereira tem desempenhado papel decisivo de estímulo ao setor, desde o período em que foi secretário da Sedinor, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, entre 2011 e 2014. Em Madri (Espanha), apresentou a instituições e empresas (públicas e privadas) oportunidades de negócios e investimentos no Norte do Estado, ponto de partida para a instalação de usina solar em Pirapora (Solatio Energia).

Aneel e MME

Além do presidente da Cemig, foram ainda convidados para a audiência de 10 de agosto na ALMG (energia fotovoltaica) o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Luiz Eduardo Barata Ferreira.

No último dia 25/06/15, o deputado Gil Pereira foi recebido pelos dirigentes desses órgãos, em Brasília, acompanhado por representantes técnicos e do setor da agricultura irrigada da área mineira da Sudene. Na ocasião, foram discutidos pontos ligados à energia solar, como a urgência de maior número de leilões específicos para o setor e o efetivo incentivo à cadeia produtiva do setor.

Agência reguladora

Mauro Borges opinou ainda sobre proposta debatida pela Comissão de Minas e Energia para criação de uma agência estadual reguladora de energia elétrica: “É muito interessante, pois propicia descentralização da regulação e fiscalização do serviço. Facilitará para a Aneel conhecer realmente o que acontece na ponta”.

Gil Pereira disse que pela proposta em discussão a agência estadual não terá caráter somente regulatório: “Interlocução, fomento, pesquisa e geração de informações estarão também entre suas atribuições, com formato de instituto”.

 

Pres. Gasmig, Eduardo Andrade, dep. Bosco (PTdoB), dep. Gil Pereira (PP), pres. Cemig, Mauro Borges, e dep. Antônio C. Arantes (PSDB)?

Pres. Gasmig, Eduardo Andrade, dep. Bosco (PTdoB), dep. Gil Pereira (PP), pres. Cemig, Mauro Borges, e dep. Antônio C. Arantes
(PSDB)?