NORTE DE MINAS: Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia solar do Brasil

Compartilhe!
Estamos no Google News
NORTE DE MINAS: Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia solar do Brasil

O Governo de Minas anunciou o licenciamento ambiental do maior projeto de energia solar fotovoltaica do Brasil, uma usina que será construída no município norte-mineiro de Jaíba.

“A luta iniciada por mim em 2010 rende frutos mesmo na crise. Minas Gerais será o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, na modalidade de geração centralizada (GC). Foi concluído o licenciamento estadual do megaprojeto em Jaíba, que entrará em operação a partir de 2023, com capacidade total de 1.357 MW e aporte de R$ 6 bilhões”, comemorou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG.

Esses investimentos da empresa Aurora podem, ainda, gerar 40 mil empregos diretos e indiretos. “Lembro que nosso Estado já líder em geração distribuída (GD). São 512 megawatts MW, correspondentes a 19% de toda a energia solar desse tipo produzida no país”, informou Gil Pereira. Limpa, renovável e de baixo custo, a energia solar reduz a emissão de gases de efeito estufa e poluição do meio ambiente.

GERAÇÃO CENTRALIZADA

O investimento, feito pela empresa Aurora Energia, contribui para que o Estado se destaque na geração centralizada (GC) de energia fotovoltaica, operada por usinas de grande porte. Atualmente, Minas é o quarto maior gerador do país, atrás apenas de Piauí, Ceará e Bahia, com potência de 755 megawatts instalados e em construção, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). Com o aporte em Jaíba, a previsão é de que o Estado tome a dianteira no Brasil. 

Na geração distribuída (GD), instalada em residências, condomínios, indústrias, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais e prédios públicos, Minas Gerais já é líder, com potência de 512 megawatts (MW).

EMPREGOS

De acordo com estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no planeta. A cada novo megawatt instalado, são criados entre 25 e 30 novos postos. Com isso, o setor tem a capacidade de impulsionar uma nova cadeia de produtos e serviços, gerando milhares de oportunidades de trabalho, desenvolvimento tecnológico de ponta, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades no Norte de Minas.

LICENCIAMENTO

“Graças aos meus esforços junto ao governador Romeu Zema, o Estado vem desburocratizando e agilizando todo o processo de licenciamento ambiental e aprovação dos empreendimentos. O licenciamento e a aprovação deste projeto no Norte de Minas foram concluídos em prazo recorde pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)”, ressaltou o deputado Gil Pereira.

A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) registrou saldo total de mais de R$ 5,6 bilhões de investimentos atraídos nos primeiros cinco meses de 2020, a maior parte em geração solar distribuída. “Em meio à pandemia e à crise econômica mundial provocada pelo coronavírus, o Estado está conseguindo gerar empregos e garantir a sustentabilidade na adoção de uma matriz renovável e limpa”, observou Gil Pereira.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!