Presidente da Codevasf, Marco Aurélio Ayres Diniz, garante seu empenho para retomada das obras físicas do Projeto Jequitaí

Compartilhe!
Estamos no Google News
Presidente da Codevasf, Marco Aurélio Ayres Diniz, garante seu empenho para retomada das obras físicas do Projeto Jequitaí

O deputado Gil Pereira e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marco Aurélio Ayres Diniz, realizaramnesta quinta-feira (28/03/19) revisão dos detalhes físicos e financeiros do Projeto Jequitaí, para retomada e término dos trabalhos da sua implantação no Norte de Minas. Gil Pereira ressaltou para os técnicos participantes da reunião o significado do projeto para reforçar o abastecimento de água e a convivência com a seca na região, solicitando ao presidente Marco Aurélio Diniz sua interferência junto ao Ministério da Integração Nacional.

“Solicitei, em 2018, junto à bancada federal de Minas Gerais, que foi sensível ao nosso pleito, a aprovação de emenda de bancada de R$ 20 milhões para retomada do projeto. Através de outros parlamentares, consegui ainda emendas individuais no valor de R$ 4 milhões, valores que estão no Orçamento de 2019. Já são 176 milhões de reais investidos desde o início das obras, que, após serem concluídas, garantirão o abastecimento de água de Montes Claros e 35 mil hectares irrigados, possibilitando cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios. Cada hectare irrigado gera um emprego direto e dois indiretos”, explicou o deputado Gil Pereira.

VELHO CHICO

Ao reconhecer suas características estratégicas para o Norte do Estado, incluindo os aspectos social, econômico e ambiental, Marco Aurélio Diniz também destacou o impacto previsto do projeto para a necessária e urgente recuperação da Bacia do Rio São Francisco. “Ao lado da nossa equipe da Codevasf, o deputado Gil Pereira conseguiu sensibilizar os parlamentares para a alocação de recursos para retomada e conclusão das obras. O Projeto Jequitaí faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pertencente à bacia, garantirá o lançamento de 34 m³/s de água no rio, volume superior ao necessário à transposição: 26 m³/s”, enfatizou o presidente da Codevasf.

Também participaram do encontro, em Jequitaí, o coordenador do Projeto Jequitaí, Wagner Zani, o superintendente regional, Aldimar Rodrigues Filho, e outros técnicos da Codevasf, além do prefeito Joaquim Isidoro de Oliveira.

Antiga reivindicação

O projeto é de responsabilidade Codevasf, em parceria com o governo estadual. Antiga demanda da população norte-mineira, o convênio para sua implantação foi celebrado em 2011, durante a gestão do deputado Gil Pereira como secretário de Estado, quando também foram iniciadas as obras.

REFORÇO HÍDRICO

Após o término da sua implantação, o Projeto Jequitaí beneficiará, direta e indiretamente, cerca de 700 mil pessoas em uma das regiões mais carentes do Estado, historicamente castigada por longos períodos de seca.

Entre as suas principais finalidades, destacam-se: o abastecimento humano; a agricultura irrigada; a regularização de vazões e o controle de cheias; a piscicultura; o turismo; e o potencial de geração de energia elétrica. A produção agrícola anual estimada é superior a 520 mil toneladas de alimentos (principalmente fruticultura), quando o projeto estiver inteiramente implantado.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!