Fique por Dentro

Na Codevasf, pauta incluiu reinício de Jequitaí, ampliação do Jaíba e tubulações no Gorutuba

3 de julho de 2015

Na Codevasf, pauta incluiu reinício de Jequitaí, ampliação do Jaíba e tubulações no Gorutuba

O deputado Gil Pereira também foi recebido em Brasília, no último dia 25/06/15, pelo presidente da Codevasf, Felipe Mendes, acompanhado pelos técnicos e representantes dos irrigantes da área mineira da Sudene e do Norte do Estado. Além do problema do alto custo da energia elétrica fornecida ao setor, o parlamentar tratou das questões relacionadas aos projetos das barragens da região, ao Projeto Jaíba (agricultura irrigada) e à troca dos canais por tubulações no Projeto Gorutuba (Janaúba).

Reflexos
A ampliação da área do Projeto Jaíba em mais 21 mil hectares (hoje o total chega a 45 mil hectares) foi assunto da conversa. O Jaíba envolve parceria entre a Codevasf e a Fundação Rural Mineira (Ruralminas). “O reinício das obras da barragem de Jequitaí, cuja execução está a cargo da Codevasf, foi um dos principais temas do encontro com o presidente Felipe Mendes. É medida fundamental para melhorar a infraestrutura hídrica na região, além dos seus reflexos socioeconômicos altamente positivos”, declarou Gil Pereira.

O Projeto Jequitaí, cujo canteiro de obras foi inspecionado no último dia 04 de maio pelo deputado Gil Pereira e outros representantes da Comissão da ALMG, prevê a construção de dois barramentos e possibilitará aumento de 35 mil hectares em área de produção agrícola irrigada, com crescimento estimado de 350 mil toneladas anuais e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios.