Fique por Dentro

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Audiência pública no Congresso debateu crise hídrica do São Francisco

28 de abril de 2017

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Audiência pública no Congresso debateu crise hídrica do São Francisco

A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, participou no dia 19/04/17 de audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. O tema do encontro, realizado por requerimento do senador Fernando Bezerra, foi A crise hídrica na Região do Vale do São Francisco e o reservatório da Barragem de Sobradinho.

Kênia Marcelino expôs o trabalho desenvolvido pela Codevasf para lidar com o agravamento da escassez hídrica e o risco de desabastecimento de projetos públicos de irrigação mantidos pela empresa na Bacia do São Francisco. De acordo com a presidente da Codevasf, mais de R$ 35 milhões foram investidos desde 2015 na instalação de sistemas de bombeamento flutuante – que permitem a captação de água para os projetos de irrigação mesmo com a redução da vazão do Rio São Francisco – e em ações de desassoreamento.

“Com foco no Norte de Minas, temos trabalhado de forma incansável para viabilizar a Barragem de Congonhas, devido à sua importância para o abastecimento de montes claros, e a revitalização do Rio Verde, entre outras. Também pertencente à Bacia do São Francisco, a Barragem de Jequitaí (investimentos de R$ 150 milhões já realizados) garantirá o lançamento de 34 m³/s de água no rio, volume superior ao necessário à transposição: 26 m³/s”, afirmou o deputado Gil Pereira, ao comentar sobre o debate.

Foto: Codevasf