Fique por Dentro

MONTES CLAROS | SAÚDE: Na Amams, ministro Ricardo Barros debate Atenção Básica com prefeitos

30 de junho de 2017

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reúne-se com os prefeitos do Norte de Minas nesta sexta-feira (30/06/17), às 13h30, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Primeiro ministro a visitar Montes Claros em 2017, cumpre agenda articulada pelo deputado GIL PEREIRA junto com a entidade.

O roteiro começa com a visita de Ricardo Barros à Santa Casa, às 12h40. Logo após, manterá encontro com os prefeitos na Amams. O deputado Gil Pereira reuniu-se com o ministro Ricardo Barros, em Brasília, quando foi estabelecida a programação. “Montes Claros receberá adicional de R$ 345 mil por mês para Atenção Básica à saúde, o equivalente a R$ 14,5 milhões nos três anos e seis meses da atual administração”, destaca o deputado Gil Pereira.

O último ministro da Saúde a se reunir com os prefeitos da região foi José Padilha, que esteve na Amams para discutir sobre o Programa Mais Médicos. A expectativa é que Ricardo Barros anuncie novidades que aliviem os municípios, principalmente no Programa de Atenção Básica (PAB), e ainda alternativa para os hospitais microrregionais e regionais.

O presidente da Amams e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, explica que além dos recursos destinados à Atenção Básica, que atende todos municípios, sem exceção, a grande expectativa é quanto a ação que socorra a rede hospitalar do Norte de Minas, pois, além dos hospitais de Montes Claros, existem ainda os hospitais de Bocaiuva, Brasília de Minas, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e Taiobeiras, que enfrentam sérios problemas financeiros, com risco até de suspensão do atendimento, como nos casos de Janaúba e Bocaiuva.