Fique por Dentro

MONTES CLAROS | COMISSÃO DA ALMG: Deputado Gil Pereira defende controle populacional de cães por centro gestor

25 de agosto de 2017

O deputado Gil Pereira participou no dia 18/08/17, na Câmara dos Vereadores de Montes Claros, da audiência pública da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da ALMG, ao lado do vereador Soter Magno e do deputado Noraldino Júnior, além de representantes de entidades civis, ambientalistas e instituições públicas.

“Coloco-me à disposição na busca por solução para as questões debatidas. É necessário controle populacional dos cães por meio de esterilização adequada (castração), evitando-se sacrifícios dos animais em larga escala, com criação de centro de gestão e proteção dos animais. O problema é inclusive de saúde pública, devido à ocorrência de zoonoses, especialmente a leishmaniose. Parabenizo as associações e pessoas que voluntariamente se dedicam à proteção dos animais”, declara o deputado Gil Pereira.

Montes Claros tem cerca de 70 mil animais cadastrados pelos programas de vacinação, o que aponta para uma população potencialmente ainda maior. Em 2017, foram registrados 24 casos de leishmaniose em humanos, com dois óbitos.