Fique por Dentro

MME | ENERGIA FOTOVOLTAICA: Inaugurada 1ª usina solar de geração distribuída em prédio da Esplanada dos Ministérios

24 de novembro de 2016

“O acordo de cooperação técnica entre o MME e a ABSolar, que doou os painéis fotovoltaicos instalados no topo do seu edifício-sede, viabilizou a implantação do primeiro sistema da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, conectado à rede de distribuição. Simboliza o compromisso assumido pelo governo federal na COP 21, em Paris, reafirmado pelo presidente Michel Temer na ONU, de expandir o uso da energia gerada a partir de fontes renováveis, além da energia hídrica, para ao menos 23% da matriz elétrica, até 2030”, declara o dep. Gil Pereira (PP), que preside a Com. de Minas e Energia da ALMG.

A energia elétrica gerada pelo sistema solar fotovoltaico no Ministério de Minas e Energia (MME), inaugurado no dia 17/11/16, evitará a emissão de 6,4 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. Considerando a vida útil do sistema, superior a 25 anos, 161 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas no total. Isso equivale a área de floresta de 3.000 m² (considerando a média do fator de emissão de CO2 do grid nacional de janeiro a setembro de 2016). A economia financeira estimada chega a R$ 70 mil por ano.

Com o projeto, o ministério passará a compensar parte da eletricidade que consome através de geração própria, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, incentivo disponível a toda a população brasileira (geração distribuída – GD). Foram instalados 154 painéis solares (1,0 m x 1,64 m), sem a alocação de recursos governo federal. O investimento, estimado em de R$ 400 mil, foi viabilizado pela ABSolar e seus associados. A potência de geração da microusina é de 69 kW, ou 60 kWp (quilowatts pico), que representa por volta de 5% a 7% do consumo do edifício,

Além do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participaram da solenidade o ministro-interino do Meio Ambiente, Marcelo Cruz; o presidente da ABSolar, Nelson Colaferro; e o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

Portal Brasil: https://goo.gl/AbH5zx

MME (inclui link de vídeo): https://goo.gl/S70kHm