Fique por Dentro

MINAS E ENERGIA: Geração distribuída é destaque em congresso de energia solar fotovoltaica

13 de maio de 2016

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitou nesta terça-feira (10/05/16) a 5ª Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar (EnerSolar+Brasil) e o Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia (Ecoenergy). Estiveram presentes representantes dos segmentos de energia solar fotovoltaica, eólica e de biomassa. Os dois eventos prosseguiram até esta quinta-feira (12/05/16), em São Paulo (SP).

O presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), frisou a importância dos debates, que aconteceram no São Paulo Expo-Exhibition & Convention Center. “O País todo estava lá. Tivemos a chance de conhecer tecnologias não só do Brasil, mas de todo o mundo. Foi uma oportunidade de atualização e de troca de ideias sobre leis, decretos e incentivos por parte das diversas instâncias de governo”, afirmou.

O deputado disse ainda que chamou sua atenção o grande número de pessoas interessadas em trabalhar com energias renováveis, particularmente por meio da tecnologia de geração distribuída (que consiste na produção de energia de forma descentralizada no próprio local ou próximo de onde essa energia é utilizada). “Todos estão muito curiosos, querem saber se haverá apoio estadual ou federal a essa área, querem se qualificar para trabalhar com isso. Fiquei impressionado”, completou.

Minas na vanguarda

“Estamos trabalhando para que Minas Gerais seja não só protagonista, mas a vanguarda no campo das energias renováveis. É estratégico mostrar o potencial do nosso Estado para empresários desse ramo e estimulá-los a virem para cá”, disse. Como representante do Norte de Minas, privilegiado em termos de radiação solar, o parlamentar acrescentou que sua região deve ser priorizada, pois é uma das mais carentes e conta com alguns incentivos governamentais diferenciados, por se localizar no semiárido mineiro.

A feira internacional EnerSolar+Brasil reúne toda a cadeia produtiva dos segmentos da energia solar fotovoltaica, eólica e de biomassa, apresentando as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de energia renovável. Segundo o site do evento, o evento tem como objetivo a promoção do desenvolvimento do setor e a apresentação de alternativas em fontes energéticas sustentáveis.