Fique por Dentro

MINAS E ENERGIA | FOTOVOLTAICA: Comissão analisa junto à CEF estímulos às construções sustentáveis

25 de agosto de 2016

MINAS E ENERGIA | FOTOVOLTAICA: Comissão analisa junto à CEF estímulos às construções sustentáveis

Discutir formas de estímulo às construções sustentáveis e à aquisição de equipamentos de energia solar fotovoltaica. Foi esse o objetivo principal da visita da Comissão de Minas e Energia da ALMG à sede da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brasília (DF), nesta segunda-feira (22/08/16). O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), que foi recebido pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e seu chefe de Gabinete, Silvani Alves Pereira.

Apesar de a instituição financeira federal desempenhar papel de destaque no apoio às construções populares sustentáveis, segundo o parlamentar, é necessário maior incentivo financeiro e de crédito voltado à construção civil com enfoque ambiental, de modo a fortalecer toda a cadeia produtiva da energia solar fotovoltaica.

“A proposta é que sejam ampliadas pela instituição as linhas de financiamento para aquisição de equipamentos de energia fotovoltaica no âmbito do sistema habitacional, além do Programa Minha Casa, Minha Vida. Buscamos ainda interlocução junto ao Congresso Nacional para aprovação do projeto que possibilita a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no setor da construção civil com a mesma finalidade”, explica o deputado Gil Pereira.

Por meio de requerimento (6.833), o deputado Gil Pereira apresentou voto de congratulações com o presidente da CEF, Gilberto Occhi, pela iniciativa de instalar miniusinas fotovoltaicas nos telhados de 44 agências da instituição brasileira.