Fique por Dentro

MINAS E ENERGIA: Comissão busca atualização sobre energia fotovoltaica na Alemanha

30 de junho de 2016

Delegação de parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), liderada pelo presidente da Comissão de Minas e Energia e autor do requerimento, deputado Gil Pereira (PP), visitou a maior exposição de energia solar do mundo: a Intersolar Europe, realizada entre 21 e 24/06/16, em Munique, na Alemanha.

Com periodicidade anual é considerada principal série mundial de mostras sobre energia solar fotovoltaica, realizada em país vanguardista nesse setor. “Foi importante oportunidade de nos atualizarmos sobre as inovações tecnológicas, além dos contatos mantidos junto aos meios público e privado. O objetivo é contribuir ainda mais para desenvolver aqui a cadeia produtiva fotovoltaica. Queremos levar fábricas para o Estado, como a instalada pela Canadian Solar em Sorocaba (SP). O resultado será geração de energia limpa e empregos de qualidade, especialmente no Norte de Minas”, destacou o deputado Gil Pereira.

Durante a Intersolar Europe, a delegação mineira teve a oportunidade de se encontrar com representantes de instituições e empresas bávaras, especialmente o cluster bávaro de meio ambiente no estande coletivo da agência bávara de inovação, Bayern Innovativ.

O deputado Gil Pereira e outros parlamentares mineiros percorreram estandes de empresas multinacionais do setor fotovoltaico, acompanhados por seus executivos e representantes, como o president Americas e vice-president, Global Sales da Canadian Solar (USA) Inc., Thomas Koerner, e o presidente da espanhola Solatio Energia, Pedro Vaquer Brunet.

Conexão do negócio solar

Adotando em 2016 o slogan “Connecting Solar Business” (Conectando o negócio solar), a Intersolar Europa buscou conectar pessoas e mercados, facilitando o intercâmbio de informações sobre produtos, mercados e serviços para as tecnologias solar fotovoltaica e térmica solar. Paralelamente ao evento, foi realizada a Intersolar Europe Conference, na qual especialistas discutiram temas atuais envolvendo essa fonte energética.

O evento enfocou ainda sistemas de armazenamento de energia e aquecimento renovável, envolvendo os segmentos de conversão fotovoltaica, energia solar fotovoltaica, baterias, armazenamento, bombas de calor, equipamentos de instalação de energia solar e aquecimento solar, entre outros itens técnicos.

Baviera: intercâmbio da política energética e setor fotovoltaico

A delegação da ALMG visitou no dia 21/06/15 a Assembleia Legislativa do Estado da Baviera, onde reuniu-se com deputados e diplomatas. Houve troca de ideias e experiências entre os parlamentares mineiros e o deputado e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente, Otmar Bernhard, e a deputada Claudia Stamm. Otmar Bernhard é membro da Comissão de Assuntos Econômicos e Mídias, Infraestrutura, Construção e Transporte, Energia e Tecnologia.

A pauta do encontro foi o intercâmbio da política energética e principalmente o desenvolvimento da energia solar. Além do presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira, participaram os deputados Tito Torres (PSDB) e Dilzon Melo (PTB).

Participou também da reunião representante do BayLat (Centro Universitário da Baviera para a América Latina), dipl.-pol. Luise Freitag, para discutir cooperações universitárias entre Minas Gerais e a Baviera, tema que despertou interesse do presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputado Paulo Lamac (Rede).

O encontro dos deputados bávaros e mineiros ocorreu com presença do cônsul-geral adjunto do Brasil em Munique, Paulo Roberto da Costa Pacheco. Ambas as partes salientaram ao final os bons acordos existentes e esperam por futuras parcerias de cooperação nas áreas de energias renováveis e políticas de educação.