Fique por Dentro

Mesa redonda: políticas públicas e iniciativas estaduais para o setor de energia renovável

13 de maio de 2016

Mesa redonda: políticas públicas e iniciativas estaduais para o setor de energia renovável

O deputado Gil Pereira participou com debatedores de mesa redonda na 6ª edição do Ecoenergy sob o título: “Políticas Públicas e Iniciativas dos Estados em prol do Desenvolvimento Contínuo de Energias Renováveis”.

”Estamos diante do início de novo ciclo, porque pela primeira vez a sociedade brasileira pode participar diretamente da criação de nova matriz energética”, disse o presidente da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

Novas regras aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitem, segundo Rodrigo Sauaia, “a geração compartilhada de energia solar entre vários clientes, que podem se agrupar sob forma de consórcio ou de cooperativa, assim como a conexão de seus sistemas fotovoltaicos domésticos ou comerciais à rede elétrica para abastecê-la quando os painéis produzirem mais do que o consumido, e vice-versa”. “Em 2014 havia apenas 424 microssistemas solares conectados à rede elétrica no Brasil, e em 2015 o número aumentou para 1.731. Entretanto, a Aneel prevê que em 2024 haja 1,2 milhão”, citou ele.