INTERSOLAR SOUTH AMERICA: “Setor fotovoltaico brasileiro avança em competitividade”

Compartilhe!
Estamos no Google News
INTERSOLAR SOUTH AMERICA: “Setor fotovoltaico brasileiro avança em competitividade”

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira (PP), visitou nesta terça-feira (23/08/16), em São Paulo (SP), a Intersolar South America, maior evento de exposição e congresso voltado para o setor solar na América do Sul. Durante três dias, reuniram-se no Expo Center Norte não somente produtores e fornecedores, mas também distribuidores e técnicos especialistas da indústria solar global. Foram 180 expositores de 12 países este ano, aumento de 60% em relação ao ano passado. O espaço de exposição dobrou.

O deputado Gil Pereira citou importantes itens de estímulo abordados na abertura pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo: “Incentivos tributários (redução de PIS, Cofins e IPI) para a cadeia produtiva relacionada às placas fotovoltaicas; Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis), para redução do custo entre 10% e 15%; e aumento dos contratos dos leilões de energia de 20 para até 30 anos, período coincidente com a vida útil dos equipamentos, para redução de 10% a 18% do custo da energia gerada”.

“O setor fotovoltaico brasileiro torna-se cada vez mais competitivo, mesmo com a atual utilização predominante de equipamentos importados. Devido ao interesse despertado e com participação já intensa das maiores empresas internacionais, a Intersolar South America deverá atingir o porte da sua versão europeia, em Munique (Alemanha). Após ser superada a fase de crise política, o Brasil certamente retomará o crescimento econômico com destaque para a energia solar”, declara o deputado Gil Pereira.

PROJETO DE LEI

O deputado Gil Pereira é autor do Projeto de Lei (PL) 1.350/15, que deu origem à Lei 21.713, de 2015, que amplia o prazo para concessão de crédito de ICMS relativo à aquisição de energia solar no Estado.

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar congrega profissionais e empresas do mundo inteiro com o objetivo de aumentar a participação da energia solar no fornecimento de energia elétrica.

Tanto a exposição quanto o congresso abordam as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias termo-solares. Desde sua fundação, o evento é o palco mais importante do setor para produtores, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e parceiros da indústria solar mundial.

Com 25 anos de experiência, a exposição aglutina membros do setor solar provenientes dos mercados mais influentes do mundo. São realizadas feiras e congressos em Munique, São Francisco, Bombaim, Pequim, São Paulo e, começando em 2016, em Dubai. Esses eventos globais são complementados pelas Cúpulas Intersolar, realizadas em mercados emergentes.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!