Fique por Dentro

INTERSOLAR SOUTH AMERICA: “Setor fotovoltaico brasileiro avança em competitividade”

25 de agosto de 2016

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira (PP), visitou nesta terça-feira (23/08/16), em São Paulo (SP), a Intersolar South America, maior evento de exposição e congresso voltado para o setor solar na América do Sul. Durante três dias, reuniram-se no Expo Center Norte não somente produtores e fornecedores, mas também distribuidores e técnicos especialistas da indústria solar global. Foram 180 expositores de 12 países este ano, aumento de 60% em relação ao ano passado. O espaço de exposição dobrou.

O deputado Gil Pereira citou importantes itens de estímulo abordados na abertura pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo: “Incentivos tributários (redução de PIS, Cofins e IPI) para a cadeia produtiva relacionada às placas fotovoltaicas; Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis), para redução do custo entre 10% e 15%; e aumento dos contratos dos leilões de energia de 20 para até 30 anos, período coincidente com a vida útil dos equipamentos, para redução de 10% a 18% do custo da energia gerada”.

“O setor fotovoltaico brasileiro torna-se cada vez mais competitivo, mesmo com a atual utilização predominante de equipamentos importados. Devido ao interesse despertado e com participação já intensa das maiores empresas internacionais, a Intersolar South America deverá atingir o porte da sua versão europeia, em Munique (Alemanha). Após ser superada a fase de crise política, o Brasil certamente retomará o crescimento econômico com destaque para a energia solar”, declara o deputado Gil Pereira.

Projeto de Lei

O deputado Gil Pereira é autor do Projeto de Lei (PL) 1.350/15, que deu origem à Lei 21.713, de 2015, que amplia o prazo para concessão de crédito de ICMS relativo à aquisição de energia solar no Estado.

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar congrega profissionais e empresas do mundo inteiro com o objetivo de aumentar a participação da energia solar no fornecimento de energia elétrica.

Tanto a exposição quanto o congresso abordam as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias termo-solares. Desde sua fundação, o evento é o palco mais importante do setor para produtores, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e parceiros da indústria solar mundial.

Com 25 anos de experiência, a exposição aglutina membros do setor solar provenientes dos mercados mais influentes do mundo. São realizadas feiras e congressos em Munique, São Francisco, Bombaim, Pequim, São Paulo e, começando em 2016, em Dubai. Esses eventos globais são complementados pelas Cúpulas Intersolar, realizadas em mercados emergentes.