Gil Pereira solicita inclusão imediata da região Norte no programa Leite Novo, criado pelo Governo de Minas Gerais

Compartilhe!
Estamos no Google News
Gil Pereira solicita inclusão imediata da região Norte no programa Leite Novo, criado pelo Governo de Minas Gerais

“Neste momento de tantas dificuldades, sendo essencial a continuidade de programas de auxílio à nossa população, solicitei ao Governo de MG e ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene-MG) a inclusão urgente do Norte de Minas Gerais, no programa Leite Novo”, ressaltou o deputado Gil Pereira, referindo-se ao requerimento (RQ. 7.638/2021) por ele encaminhado, através da Presidência da Assembleia Legislativa.

Desde 2003, incluindo o período em que Gil Pereira foi secretário de Estado da Sedinor, até 2014, o programa Leite pela Vida, agora substituído por esta versão recém-lançada, proporcionou reforço alimentar a crianças nas escolas e famílias cadastradas, além do benefício aos produtores da agricultura familiar, com a compra do leite e sua distribuição à população vulnerável, promovendo desenvolvimento econômico e social, atendendo principalmente à região Norte, onde foi à época primeiro implantado.

“A alegação do governo estadual para retomada do programa é a necessidade de apoio à população carente, nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, diante do avanço da pandemia da Covid-19, sendo, portanto essencial a inclusão do Norte de Minas Gerais, assegurando o tratamento isonômico regional”, argumentou o deputado Gil Pereira.

Veja também:

Justificativa

Ao justificar a sua solicitação, Gil Pereira destacou que o Norte de Minas Gerais e toda a Área Mineira da Sudene fizeram parte do programa Leite pela Vida, instituído em 2003, incluindo período em que foi secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), até 2014, na gestão do então governador Antonio Anastasia. Depois, sofreu interrupções e funcionou até 2019.

“Considerando que a região Norte já passa dificuldades em razão das adversidades climáticas, agora agravadas pela pandemia e suas consequências, especialmente desemprego e dificuldades financeiras, venho solicitar que esta seja incluída, urgentemente, no novo programa social lançado pelo Governo de MG”, concluiu o deputado.

Leite pela Vida

Desenvolvido em parceria entre o governo federal, Sedinor e Emater-MG, teve como objetivos reduzir a vulnerabilidade social, combater a fome e a desnutrição, além de fortalecer a agricultura familiar e a cadeia produtiva do leite. Os beneficiários do programa foram crianças de 2 a 7 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e nutrizes, além de entidades socioassistenciais. Em 2014, a cota diária do programa chegou a 138 mil litros de leite para distribuição em 193 municípios.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!