Gil Pereira solicita ao ministro Gilberto Occhi recursos financeiros para enfrentar seca na área da Codevasf

Compartilhe!
Estamos no Google News
Gil Pereira solicita ao ministro Gilberto Occhi recursos financeiros para enfrentar seca na área da Codevasf

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira (PP), solicitou ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante encontro na última terça-feira (29/09/15), em Belo Horizonte, liberação de recursos financeiros para intervenções de reforço à infraestrutura hídrica e de convivência com a seca, incluindo aquisição de equipamentos e elaboração de projetos, com foco na área mineira da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O ministro Gilberto Occhi proferiu a palestra “Rio São Francisco – Ações de Revitalização, Socioambientais e as Obras”, em Belo Horizonte, no XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap).

 CONFIRA O TEOR DOS OFÍCIOS:

– Liberação de recursos financeiros para o município de São João da Ponte – MG, para a aquisição de canos, que têm a finalidade de suprir as necessidades de diversas entidades rurais daquele município, que busca alternativas e soluções para a longa estiagem que assola toda a região.

– Viabilização junto à Codevasf de elaboração de novo processo licitatório para continuidade das obras interrompidas da Barragem de Jequitaí, localizada no Norte de Minas. A empresa vencedora da licitação à época não teve condições de executar os serviços previstos, descumprindo suas obrigações para com a Codevasf, o que ocasionou a anulação do contrato celebrado, formalizada pelo Termo de Distrato, resultando na completa paralisação das obras.

– Liberação de recursos financeiros para atender os municípios pertencentes a área mineira da Codevasf, com a elaboração de projetos que objetivam a construção de barraginhas e/ou barragens de pequeno porte naquelas cidades. A construção desses miniaçudes permite a captação de água das chuvas, com a finalidade de viabilizar o abastecimento nos períodos de estiagem, garantindo a própria subsistência do homem do campo, que utiliza a água armazenada para irrigação, consumo próprio e na produção de alimentos.

– Liberação em caráter de urgência de recursos financeiros destinados à aquisição de canos e perfuração de poços artesianos, contemplando todos os municípios pertencentes à área mineira da Codevasf, que são reiteradamente prejudicados por períodos de longa estiagem.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!