Fique por Dentro

Gil Pereira defende imediata ampliação da cadeia produtiva da energia fotovoltaica

23 de junho de 2015

Gil Pereira defende imediata ampliação da cadeia produtiva da energia fotovoltaica

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira (PP), que participou de 09 a 12 de junho da Intersolar Europe – Connecting Solar Business, a maior feira mundial para a indústria solar e seus parceiros, com mais de 1.000 expositores, realizada em Munique (Alemanha), destaca a importância estratégica do desenvolvimento da cadeia produtiva para o uso intenso das energias renováveis no Estado e no País, especialmente a solar, diante do momento de crise hídrica e energética a exigir reestruturação da matriz energética brasileira.

Ao lado de expressivo grupo de brasileiros, também participaram do evento os senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Walter Pinheiro (PT-BA) e o deputado Tito Torres (PSDB-MG). O encontro contou com a presença ainda do presidente do Conselho de Administração e do diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Nelson Colaferro Jr., e Rodrigo Lopes Sauaia, respectivamente.

Plenário

Durante pronunciamento em Plenário no último dia 16/06, Gil Pereira citou o próprio local em que é realizado anualmente o evento, em Munique, com área correspondente a 72.000 m². Na cobertura do Internationales Congress Center München (ICM), cerca de 10 vezes a área do Expominas, estão instalados painéis solares que resultam na produção de 1 megawatt de energia elétrica, o que é suficiente para o fornecimento a 380 residências com padrão alemão de consumo.

“Considerando o padrão brasileiro, principalmente o norte-mineiro, com menor consumo e maior incidência anual de insolação e radiação, sistema com dimensões semelhantes seria capaz de suprir o abastecimento de 20 mil casas no meio rural”, detalhou o parlamentar.

Gil Pereira agradeceu ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), “que já autorizou a Diretoria-Geral, juntamente com a Cemig, para instalação de painéis solares na cobertura da Assembleia, mostrando com pioneirismo a Minas Gerais e ao Brasil os benefícios dessa tecnologia”.

Ele ressaltou ainda ser preciso “sensibilizar os governos federal e estadual para que possamos o mais rápido possível implantar essa tecnologia, altamente adiantada na Alemanha e que hoje beneficia várias partes do mundo. Para atração de investidores, é fundamental a agilidade nos licenciamentos dos novos empreendimentos. Vamos trabalhar para contribuir com o governo estadual e os ministérios do Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente”, assinalou Gil Pereira.