Fique por Dentro

FOTOVOLTAICA | EÓLICA: Brasil ultrapassa 5 mil conexões de micro e minigeração de energia elétrica

29 de setembro de 2016

A fonte mais utilizada pelos consumidores-geradores é a solar com 4.955 adesões, seguida da eólica com 39 instalações. Acompanhe gráfico1 com o número de conexões por fonte e tabela que apresenta a potência instalada desses geradores em quilowatts (kW). O estado com o maior número de micro e minigeradores é Minas Gerais (1.226 conexões), seguido de São Paulo (711) e Rio Grande do Sul (564): veja no gráfico 2.

“Minas é protagonista e referência nacional quanto ao ambiente institucional e à legislação, com a melhor irradiação solar do Sudeste brasileiro, destacando-se o Norte de Minas, que detém o 4º melhor ponto solar do país apontado pelo Atlas Solarimétrico da Cemig. Cada vez mais brasileiros geram energia limpa em casa ou em seu negócio”, observa o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG.

A geração de energia pelos próprios consumidores tornou-se possível a partir da Resolução Normativa Aneel nº 482/2012. A norma estabelece as condições gerais para acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição de energia elétrica e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local. A resolução 482 foi revista em novembro de 2015 e, na época, estimou-se que em 2024 mais de 1,2 milhão de consumidores passem a produzir sua própria energia, o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada.

Saiba mais…
https://goo.gl/81JEli