Fique por Dentro

FONTE FOTOVOLTAICA: Aneel debate edital do 2º Leilão de Energia de Reserva de 2016

22 de setembro de 2016

FONTE FOTOVOLTAICA: Aneel debate edital do 2º Leilão de Energia de Reserva de 2016

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu no último dia 14/09/16 audiência pública por intercâmbio documental para receber contribuições ao edital do 2º Leilão de Energia de Reserva – 2016, destinado à contratação de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, a partir das fontes solar fotovoltaica e eólica, com início de suprimento de energia elétrica em 1º/07/19.

“A multinacional espanhola Solatio/Canadian participará do 2º Leilão de Energia de Reserva deste ano, remarcado pelo MME para 16 de dezembro, quando poderá superar o total do investimento projetado de R$ 1,5 bilhão na Usina Solar de Pirapora, no Norte de Minas, que será a maior da América Latina e uma das maiores do mundo”, informou o deputado Gil Pereira (PP), que preside a Comissão de Minas e Energia da ALMG.

O documento em audiência pública segue as diretrizes da Portaria 104/2016, do Ministério de Minas e Energia (MME). O leilão está previsto para 16/12/2016, na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo, e serão negociados Contratos de Energia de Reserva (CER) na modalidade por quantidade de energia, com prazo de suprimento de 20 anos por fonte.

Os interessados em contribuir com a audiência podem encaminhar contribuições até 14/10/2016 para o seguinte e-mail: [email protected]  As contribuições também podem ser enviadas para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília-DF.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) registrou 1.260 projetos para o Leilão, distribuídos por 14 estados, que somam uma potência habilitável de 35.147 MW.  Confira os empreendimentos na tabela do link: https://goo.gl/NX3VBg

MME

O deputado Gil Pereira foi recebido no último dia 22/08/16, em Brasília, pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, além de técnicos federais.

Representantes do consórcio multinacional Solatio/Canadian também participaram da reunião, incluindo o presidente Pedro Vaquer Brunet (Solatio).

“O ministro Fernando Coelho reafirmou a data de realização do 2º LER. Solicitei a permanência dos leilões anuais e sua ampliação”, disse o deputado Gil Pereira.

A recente liberação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), obtida com apoio do deputado Gil Pereira, viabiliza possível investimento da ordem de até R$ 6 bilhões por parte do consórcio Solatio/Canadian em Minas Gerais, considerando inclusive conjunto de 10 usinas de 30 MW cada no Norte de Minas.