Fique por Dentro

ENERGIA SOLAR: Solatio amplia investimentos em usinas no Estado, com destaque para região Norte

11 de dezembro de 2019

ENERGIA SOLAR: Solatio amplia investimentos em usinas no Estado, com destaque para região Norte

O governador Romeu Zema anunciou a ampliação dos investimentos da empresa Solatio, gigante mundial do setor fotovoltaico, que chegarão ao total de R$ 28,5 bilhões no Estado, conforme protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira (09/12/19), durante solenidade que contou com a participação do deputado Gil Pereira. O volume de investimento previsto era antes de R$ 19,5 bilhões.

A capacidade total de geração de energia elétrica dos empreendimentos aumentará, conforme a projeção da empresa, de 6,7 GW para 9,2 GW. Serão beneficiadas dezenas de cidades com plantas de energia solar, a maioria no Norte de Minas (cerca de 80%), segundo informou o seu presidente, Pedro Vaquer Brunet.

Mais uma conquista para a nossa região, que se consolida como polo mundial do setor. Representa atração de investimentos privados, geração de empregos de qualidade, renda e produção de energia limpa e renovável. Colhemos agora o resultado do meu trabalho iniciado em 2011, quando fui secretário de Estado, com a divulgação do potencial e a construção da legislação mineira de estímulo à energia fotovoltaica, tanto a geração centralizada quanto distribuída”, declarou o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis da ALMG.

E completou: “É o melhor Estado para se investir, especialmente no nosso ensolarado Norte de Minas, graças à Lei de minha autoria, única no país que isenta de ICMS usinas solares até 5 MW”, explicou o parlamentar.

Por isso, Minas lidera o ranking nacional da geração distribuída, com placas solares instaladas nos telhados de residências, empresas e propriedades rurais, com potência instalada de 384,7 MW que corresponde a 21% do total brasileiro.

Vários projetos de lei de sua autoria foram aprovados na Assembleia de Minas e o Banco do Nordeste, por sua solicitação, disponibiliza financiamento para todos os tipos e portes de empreendimentos. Também participaram da reunião o secretário de Estado em exercício de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães, e o presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi-MG), Thiago Toscano.