Fique por Dentro

Emater ainda mais forte

23 de fevereiro de 2021

Emater ainda mais forte

“Não haverá unificação e, sim, o fortalecimento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), que há 72 anos apoia o produtor rural norte-mineiro, estando presente em mais de 800 municípios do estado. Houve um equívoco de comunicação do governo. Teremos o necessário reforço de pessoal e recursos para a sua fundamental prestação de serviços, incremento que será estendido também à estrutura integrada de pesquisa da Epamig”.

A declaração é do deputado Gil Pereira, durante reunião realizada nesta segunda-feira (22/02/2021), em Belo Horizonte, ao lado do deputado Zé Silva, com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, representantes técnicos da empresa e outros parlamentares, ocasião em foi anunciada a definitiva decisão governamental.

Um dos maiores defensores do indispensável trabalho desempenhado pela Emater, Gil Pereira demonstrou sua clara posição contrária à possibilidade anteriormente divulgada, desde o final de 2020, ao ser procurado por gerentes das unidades regionais do Norte de Minas, para interceder e fazer a interlocução oficial em torno da questão. Este encontro (on-line) ocorreu no dia 17/12/2020, com participação de Alberto Magno (Janaúba), Tiago Hebert (Salinas), Geraldo Ricardo Neri (Januária), José Arcanjo (Montes Claros) e José Dias Godrim (Projeto Jaíba).

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros. “Uma capilaridade essencial ao sucesso da nossa produção rural, com desenvolvimento sustentável”, destacou o deputado Gil Pereira.

A empresa construiu importante parceria com os setores público e privado, incluindo legislativos, prefeituras, secretarias de Estado, ministérios, entidades de classe, associações, cooperativas e organizações não governamentais.

Pesquisa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), constituída como empresa pública em 1974, por sua vez, também será fortalecida, conforme o acordo, para cumprir sua finalidade de desenvolver pesquisas e experimentações relacionadas direta e indiretamente com a agropecuária.

Integra o Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEPA), em cooperação com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a UFMG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Embrapa e o Ministério da Agricultura.