Deputado Gil Pereira cobra em debate público recursos para revitalizar o Velho Chico

Compartilhe!
Estamos no Google News
Deputado Gil Pereira cobra em debate público recursos para revitalizar o Velho Chico

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará no próximo dia 23/11/2015, às 14h30, em Belo Horizonte, o debate público VELHO CHICO: TRANSPOSIÇÃO EXIGE REVITALIZAÇÃO. SEM MINAS NÃO HÁ SALVAÇÃO. O objetivo é conhecer detalhes do programa de revitalização do Rio São Francisco no âmbito do projeto de transposição, incluindo o acompanhamento físico-financeiro das obras e, em especial, as ações desenvolvidas no Estado de Minas Gerais.

De acordo com requerimento do presidente da Comissão, deputado Gil Pereira (PP), participarão do evento o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes; prefeitos; ambientalistas; e representantes de órgãos e instituições como Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Copasa e comitês da bacia. O piloto Lu Marini mostrará as imagens de alerta que fez durante sobrevoo de quase 3 mil quilômetros ao longo do curso do rio, que exige urgente recuperação.

O Velho Chico, como é popular e carinhosamente chamado, é um dos maiores rios brasileiros, atravessa cinco estados, mas agoniza por causa da degradação ambiental e da seca histórica que assola o Norte de Minas.

BAIXOS INVESTIMENTOS

No último dia 08/10/15, em Brasília, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, foi pessoalmente convidado a participar da reunião pelo deputado Gil Pereira. A maior preocupação do parlamentar: os baixos investimentos realizados até então na revitalização do rio, especialmente em território mineiro.

“Os estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas recebem recursos volumosos. Minas Gerais, que contribui com 70% do volume hídrico, vem recebendo 10 vezes menos recursos em comparação à Bahia, responsável por apenas 30% das águas envolvidas na transposição”, cobrou o Gil Pereira, advertindo que estão secos pelo menos 80% dos rios e riachos que abastecem o São Francisco, no Norte de Minas.

O piloto de aventura Lu Marini também participará do evento, mostrando o contraste entre belezas e descaso que marca o Velho Chico. Entre 25 de agosto e 22 de setembro de 2015, ele sobrevoou com paramotor mais de 2,8 mil quilômetros, passando por mias de 520 municípios, até a foz do São Francisco, entre Alagoas e Sergipe.

“A situação é realmente muito séria. O problema da seca tem castigado os ribeirinhos, que não têm peixe para comer e, sem vazantes, não podem plantar. O descaso ambiental é absurdo”, aponta o piloto.

PROGRAMAÇÃO

– 14H30 – ABERTURA

– 14H40 – TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, COM GILBERTO OCCHI, MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Histórico da transposição do Rio São Francisco e acompanhamento físico-financeiro das obras.

– 15H10 – REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, COM FELIPE MENDES, PRESIDENTE DA CODEVASF

Ações de revitalização, ações socioambientais e questão institucional.

– 15H40 – RASTREANDO O RIO SÃO FRANCISCO, COM LU MARINI, PILOTO DE EXPEDIÇÕES E CEO DO GRUPO FLY

A realidade e os personagens encontrados pelo piloto ao sobrevoar todos os quase 3.000 km do Rio São Francisco, passando por cinco estados e mais de 520 municípios.

– 16H10 – DEBATE

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!