Fique por Dentro

Delegação chinesa de empresários e autoridades visita Assembleia Legislativa de MG

5 de novembro de 2015

Delegação chinesa da região de Yixing, chefiada pelo vice-prefeito do Governo Municipal Popular, Zhou Bin, foi recebida no Salão Nobre, no último dia 27/10/15, pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e por comissão suprapartidária de parlamentares, incluindo o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Gil Pereira (PP).

A principal atividade econômica da região, que reúne cerca de 1 milhão de habitantes, é a indústria, principalmente ligada a tecnologias ambientais. Os moradores preservam também fazeres ancestrais como a produção de vasilhames de cerâmica. No setor de turismo, Yixing tem paisagens naturais, florestas de bambu, cavernas submersas e relíquias da antiguidade.

“Minas Gerais abre as portas para que os chineses invistam na área de mineração e energias renováveis, com destaque para a solar fotovoltaica, entre diversas outras. Já abriram escritório em Belo Horizonte e tenho certeza de que é o início de importantes negócios a serem feitos entre o Estado e os chineses”, disse o deputado Gil Pereira.

Houve troca de presentes e o grupo de nove integrantes também visitou o Memorial e o Plenário da ALMG, em companhia do deputado Gil Pereira. Pela manhã, os chineses assinaram memorando de entendimento com o governo estadual, com o objetivo de promover a cooperação entre as partes e reforçar a amizade entre os povos das duas regiões, considerando o interesse mútuo de ambas em promover as suas economias, comércio, cultura e educação.

Participação

Integraram também a comitiva chinesa Chen Ping, secretário do Subdistrito de Yicheng; Xu Bocheng, diretor da Câmara de Comércio de Yixing; Niu Axing, presidente da empresa Jiangsu JS Solar; Shen Limin, presidente da empresa Yixing Futao Metal Structural UnitCo. Ltd.; Tan Haiqiang, presidente da empresa Riangsu Ruicheng Machinery Co.Ltd.; Jiao Linsheng, presidente da empresa Yixing Yaoguang Science and Technology Co. Ltd.; Qi Kezhuo, gerente-geral da empresa Jiangsu Kaishengdelai Enviromental Protectcion Co. Ltd.; e Lu Zheng, diretor administrativo da empresa Minexcell.

Participaram também do encontro, no Salão Nobre, os deputados Hely Tarquinio (PV), Vanderlei Miranda (PMDB), Ivair Nogueira (PMDB), João Leite (PSDB), Dirceu Ribeiro (PHS), Anselmo José Domingos (PTC), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Gustavo Valadares (PSDB), Wander Borges (PSB), Agostinho Patrus Filho (PV), Lafayette de Andrada (PSDB), Ricardo Faria (PCdoB) e Ulysses Gomes (PT); além do diretor-geral da ALMG, Cristiano Felix dos Santos, do diretor-geral adjunto, Evamar José dos Santos, do procurador-geral, Bruno de Almeida Oliveira, e do engenheiro Paulo Sérgio Ribeiro.