Fique por Dentro

CONGRESSO NACIONAL: Deputado Gil Pereira luta por estrutura efetiva para o Dnocs

23 de novembro de 2017

“Revitalizar, reestruturar e equipar as Coordenadorias Estaduais do Dnocs, a exemplo de Montes Claros, dotando-as de orçamento, pessoal e maquinário condizentes com os desafios no enfrentamento dos problemas provocados pela seca, que castiga a região abrangida há 6 anos. Foi nosso apelo aos deputados e senadores participantes da reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal. Solicitamos ainda a retomada dos projetos das barragens sob responsabilidade da autarquia federal, com destaque para Congonhas, além de Berizal e Vacaria”.

A declaração foi feita pelo deputado Gil Pereira (PP-MG), ao participar da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), realizada por requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que presidiu a audiência. Também presentes o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e representante do Ministério da Integração Nacional, Angelo José de Negreiros Guerra; o coordenador estadual do Dnocs/MG, Guilherme Ramos; além dos senadores José Maranhão (PMDB-PB) e Elmano Férrer (PMDB-PI).

O deputado Raimundo Gomes de Matos chamou a atenção para os reflexos para a piscicultura e perímetros de agricultura do Nordeste brasileiro e do Norte de Minas.

Segundo o parlamentar, historicamente, o Dnocs tem desenvolvido e administrado diversas obras de infraestrutura hídrica nas regiões abrangidas por sua atuação, sendo fundamental para o desenvolvimento dessas atividades fundamentais para a população.

“Nos últimos anos, o órgão tem sofrido um frustrante processo de descontinuidade em virtude da diminuição do aporte de recursos orçamentários, como também, pela falta de uma política governamental visando sua revitalização”, afirma Gomes de Matos.