Fique por Dentro

Codevasf no Desenvolvimento Regional: mostra será realizada na Câmara dos Deputados

8 de novembro de 2018

Codevasf no Desenvolvimento Regional: mostra será realizada na Câmara dos Deputados

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza na Câmara dos Deputados no dia 13/11/18, em Brasília (DF), a mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional. O objetivo é apresentar aos parlamentares, empresas parceiras e público em geral o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação e os novos desafios, por meio de exposições e apresentações técnicas.

A abertura do evento será feita pelo presidente Avelino Neiva, às 10h, no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados: “A empresa vem atuando, ao longo de mais de 40 anos, em áreas onde a presença do poder público se faz necessária, para dotar territórios carentes de infraestrutura e de acesso a bens e serviços públicos de qualidade”.

Às 15h, será apresentado o painel Realizações e desafios da Codevasf. O foco será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Companhia com relação aos processos de negócios nas áreas de agricultura irrigada, segurança hídrica e economia sustentável. Em 2017, foram aplicados cerca de R$ 827,2 milhões em ações finalísticas.

Desenvolvimento regional

No hall do auditório, os visitantes conferir exposição com produtos de associações apoiadas pela empresa e frutas cultivadas nos perímetros públicos de irrigação por ela administrados, além de maquetes, kit de irrigação familiar e aquário com espécies de peixes reproduzidos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura geridos pela empresa.

Paralelamente às apresentações e à mostra de produtos e ações, haverá exposição de uma linha do tempo que destaca os principais marcos históricos dos 44 anos da Codevasf desde a criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, até hoje. O painel fotográfico ficará exposto no Espaço Mário Covas de 12 a 16 de novembro.

Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

Hoje, a sua área de atuação corresponde a 27,05% do território nacional (33% do Semiárido e 43% da Amazônia Legal), abrangendo 17 bacias hidrográficas principais: Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe. São 1.641 os municípios que fazem parte do raio de ação da empresa, em 12 estados e no Distrito Federal.

Na agricultura irrigada, as ações da Companhia visam aprimorar a eficiência da irrigação, expandir a agricultura irrigada e implementar gestão autossustentável nos 36 projetos públicos de irrigação sob sua administração da empresa. Quanto à segurança hídrica, são desenvolvidas ações para ampliar a oferta de água para usos múltiplos e contribuir para a revitalização das bacias hidrográficas. Em relação à economia sustentável, são apoiados projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs), em áreas como apicultura, agricultura familiar, fruticultura, aquicultura e pesca, entre outras, atuando também na capacitação de jovens e adultos.