Fique por Dentro

CAVERNAS DO PERUAÇU: Januária sediará II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas

22 de novembro de 2018

CAVERNAS DO PERUAÇU: Januária sediará II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas

O evento ocorrerá em Januária, nos dias 30/11 e 1º/12/18, com a realização de 02 painéis de debates e 07 minicursos. Os painéis abordarão temas comuns às cidades históricas e outros regionais, relacionados aos Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Ao participar do Roteiro Peruaçu, integrante da V Expedição Caminhos dos Geraes, em 2017, o deputado Gil Pereira destacou a beleza e importância do acervo natural e cultural da região, apontando a necessidade de atração de investimentos públicos e da iniciativa privada para sua proteção.

“O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas, apresenta total viabilidade de receber não apenas a chancela da Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, mas também de Sítio do Patrimônio Natural, a exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Este é o nosso objetivo, divulgar ainda mais este importante acervo arqueológico, rupestre e espeleológico no mundo, atraindo também investimentos indispensáveis à sua conservação”, declarou o deputado Gil Pereira.

Fórum

É organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e a Prefeitura de Januária, além do apoio das seguintes instituições: Unimontes, Sociedade Excursionista e Espeleológica, ICMBio, Iepha, Sesc-MG, Sebrae-MG e outras.

Tema geral – O Panorama do Desenvolvimento Sustentável das Cidades Históricas: Metodologia para o Diagnóstico das Cidades, dia 30/11, às 18h30, na Unimontes, em Januária.

Painel Regional – A Sustentabilidade de Projetos Regionais: Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, 1º/12, de 9h às 15h, no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu. Haverá mesa de debates e às 13h30 visita aos sítios arqueológicos da unidade ambiental, com representantes da Sociedade Excursionista e Espeleológica, ICMBio, MPMG, ACHMG, Sebrae-MG e representantes da comunidade local.

O II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas foi selecionado pela ONU-Habitat para compor o seu Circuito Urbano 2018, que é uma ação mundial para promover e apoiar iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e da resiliência dos sítios urbanos.