Fique por Dentro

CÂMARA FEDERAL | BRASÍLIA: Seminário “30 Anos do SUS” foi realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

7 de junho de 2018

CÂMARA FEDERAL | BRASÍLIA: Seminário “30 Anos do SUS” foi realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

O deputado Gil Pereira participou nesta quarta-feira (06/06/18) na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Seminário “30 Anos do SUS” promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Compuseram a mesa o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o ex-ministro, Ricardo Barros, ambos correligionários do parlamentar, que esteve ainda ao lado do deputado Marcus Pestana, durante o evento.

Os participantes divergiram sobre as causas dos problemas existentes na saúde pública, atribuídos ao subfinanciamento e à gestão ineficiente dos recursos. Contudo, os debatedores foram unânimes ao elogiar o sistema, que atende 70% da população brasileira. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que está elaborando projeto de lei para garantir recursos perenes para a saúde.

Mais de 70% dos brasileiros dependem do SUS e, mesmo com todos os problemas, há muito a se comemorar nesses 30 anos. Essa foi uma opinião unânime entre os participantes, que destacaram os diversos programas públicos que são reconhecidos internacionalmente, inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Saúde da Família, o programa de vacinação, o sistema de transplantes e os programas de controle de HIV/Aids e de tabagismo.