Fique por Dentro

BARRAGEM DE JEQUITAÍ: Codevasf prepara novo edital de licitação para retomar obras

25 de agosto de 2016

BARRAGEM DE JEQUITAÍ: Codevasf prepara novo edital de licitação para retomar obras

Presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Gil Pereira (PP) reuniu-se no dia 09/08/16 com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, em Brasília (DF), após ter participado do lançamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ou Novo Chico, realizado pelo presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Com participação de técnicos da Codevasf, foi discutida a necessidade de retomada imediata da construção da barragem do rio Jequitaí (Norte de Minas). O projeto é estratégico no conjunto do trabalho do deputado Gil Pereira, incluindo o período em que esteve à frente da Sedinor, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG, entre 2011 e 2014. As obras foram interrompidas em 2015.

A determinação do governo federal e do Ministério da Integração Nacional é concluir as obras paralisadas para somente então iniciar novos projetos: “Além dos impactos socioeconômicos positivos, a Barragem de Jequitaí é considerada prioridade porque garantirá o lançamento de 26.000 m³/s de água no rio, volume correspondente ao necessário à transposição”, informou o deputado Gil Pereira.

“Há pendência da ordem de R$ 5 milhões referente a contrapartida do governo estadual no empreendimento, questão que deverá ser resolvida em breve. Por outro lado, R$ 38 milhões estão disponíveis na conta do governo federal para somarem-se ao montante já investido e dar prosseguimento aos trabalhos”, esclareceu o deputado Gil Pereira.

O projeto prevê a construção de dois barramentos, o que possibilitará a irrigação de 35 mil hectares em área agrícola e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios.

Fotos: Codevasf