Fique por Dentro

BARRAGEM DE JEQUITAÍ: Codevasf e Estado buscam entendimento para retomar obras

15 de setembro de 2016

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, deputado Gil Pereira (PP), também conversou nesta quinta-feira (15/09/16) com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, em Belo Horizonte (MG), ao participarem da 30ª Reunião Plenária Ordinária sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – 2016 | 2025.

Entre os principais temas abordados, a necessidade de retomada imediata da construção da barragem do rio Jequitaí (Norte de Minas), localizada a cerca de 40 quilômetros do Rio São Francisco. O projeto é estratégico no conjunto do trabalho do parlamentar, incluindo o período em que esteve à frente da Sedinor, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG, entre 2011 e 2014. As obras foram interrompidas em 2015.

A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, reuniu-se após o evento com técnicos do governo estadual, para tratar de detalhes da parceria existente no empreendimento: “Nova licitação será realizada, diante de problemas técnicos e financeiros apresentados pela empresa anterior”. A determinação do governo federal, incluindo o Ministério da Integração Nacional, é concluir as obras paralisadas e prioritárias para somente então iniciar novos projetos.

“Há pendência referente a contrapartida do governo estadual, questão que deverá ser resolvida em breve. Recursos da ordem de R$ 38 milhões estão disponíveis na conta do governo federal para reinício dos trabalhos”, informou o deputado Gil Pereira.

O projeto prevê a construção de dois barramentos, o que possibilitará a irrigação de 35 mil hectares em área agrícola e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios.