Fique por Dentro

Arábia Saudita planeja virada para energia renovável

15 de fevereiro de 2018

Arábia Saudita planeja virada para energia renovável

Maior exportador de petróleo investe em energias renováveis

13/02/18 – Folha de São Paulo

Tradução de Paulo Migliacci

The New York Times

A vida na Arábia Saudita há muito é definida pelo petróleo, que pagou não só pelas reluzentes torres e shopping centers que enfeitam suas cidades mas também por um setor público que emprega a maioria da população. Agora, o país tenta vincular seu futuro a outro recurso natural de que dispõe abundantemente: a luz do sol.

Sob a orientação do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, o maior exportador mundial de petróleo está embarcando num esforço ambicioso para diversificar a economia e renovar o crescimento, em parte via investimentos em energia renovável e, assim, virar uma potência mundial na energia limpa.

A estatal de energia ACWA Power deve construir, ao custo de US$ 300 milhões, uma central de energia solar que deve abastecer até 200 mil residências, segundo Turki al-Shehri, chefe do programa de energia renovável saudita.

Pelo final do ano, a Arábia Saudita pretende investir até US$ 7 bilhões no desenvolvimento de sete novas centrais de energia solar e um grande complexo de energia eólica.

O país espera que a energia renovável, hoje porção desprezível, corresponda a até 10% do que gerar em 2023. Todos os grandes desenvolvedores estão de olho na Arábia Saudita, disse Jenny Chase, analista da Bloomberg New Energy Finance.

Saiba mais…