Fique por Dentro

AMAMS | SUDENE: Por uma agenda de aproximação

25 de maio de 2017

AMAMS | SUDENE: Por uma agenda de aproximação

“Encontro importante para toda a região por causa do compromisso dos dirigentes da Sudene de intensificarem a sua presença no Estado. Sugeri inclusive que mostremos juntos em São Paulo o nosso potencial para desenvolvimento da energia solar fotovoltaica, que começa a ser aproveitado com a Usina de Pirapora e também os sistemas de geração distribuída. Em 2017, a autarquia tem R$ 500 milhões em carteira para projetos deste setor no Norte de Minas. Desde 2009, não recebíamos um superintendente na Amams, cujo presidente e prefeito de Bonito de Minas, Zé Reis, é titular do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), nomeado em fevereiro pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho”.

A análise é do deputado Gil Pereira, ao participar nesta quinta-feira (25/05/17) de reunião na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), ao lado do superintendente da autarquia, Marcelo Neves, além do diretor de Planejamento, Alexandre Gusmão; do chefe de Gabinete, Marcus Calheira; do assessor da Superintendência (Fundos), Rafael Feitosa; e da assessora de Plano de Desenvolvimento, Isis Guimarães. Estiveram presentes 55 prefeitos de municípios da área mineira da Sudene, além de representantes de 25 entidades de classe.

O prefeito e presidente da Amams, Zé Reis, classificou o encontro como oportuno por levar à sociedade todo o potencial dos instrumentos de ação da Sudene, revitalizando a sua presença na região: “Que possamos entrelaçar e criar, de forma permanente, a presença destes incentivos”.

Marcelo Neves anunciou a realização da Feira de Exportação em toda área de atuação da Sudene, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Lembrou ainda que o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) tem R$ 10 bilhões para investimentos, dependendo da apresentação de projetos.

Após a reunião, o deputado Gil Pereira, o presidente da Amams, Zé Reis, o superintendente Marcelo Neves e o secretário de Indústria e Comércio de Montes Claros, Edilson Torquato, visitaram a Hipolabor e as novas instalações da empresa Três Corações, que receberam incentivos da Sudene.