Fique por Dentro

ALMG | MINAS E ENERGIA: Comissão debaterá construção da Barragem de Congonhas

24 de novembro de 2016

ALMG | MINAS E ENERGIA: Comissão debaterá construção da Barragem de Congonhas

O deputado Gil Pereira (PP), que preside a Com. de Minas e Energia, conduziu nesta quarta-feira (23/11/16) reunião em que foram aprovadas proposições de audiências públicas para debater o projeto da Barragem de Congonhas, a ser construída nos municípios de Itacambira e Grão Mogol (Norte de Minas), e o uso da energia solar fotovoltaica no Estado.

“A Barragem de Congonhas permitirá a perenização do rio de mesmo nome (capacidade de acumulação de 960 milhões de m³ de água). Ao lançar água no reservatório de Juramento, a barragem contribuirá para garantir o abastecimento de água de Montes Claros pelos próximos 50 anos. Também propiciará a perenização do Rio Verde Grande, que tem mais de 5 mil hectares de culturas irrigadas”, explica o deputado Gil Pereira, que tem tratado do assunto diretamente com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Prioridade

Pelo significado socioeconômico, a Barragem de Congonhas, cujo projeto esteve adormecido no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), é estratégica e prioritária no conjunto do trabalho do deputado Gil Pereira, incluindo o período em que esteve à frente da Sedinor, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG, entre 2011 e 2014, durante a gestão de Antonio Anastasia (PSDB) e Alberto Pinto Coelho (PP), quando foram assinados com o Ministério da Integração os convênios das barragens de Congonhas e Jequitaí – esta última sob responsabilidade da Codevasf.

“Foi então que começou o licenciamento ambiental de Congonhas e Jequitaí, o que culminou com o início das obras de Jequitaí. Esperamos que o ministro Helder Barbalho possa retomar em breve os dois projetos, fundamentais para melhorar a segurança hídrica da população do Norte de Minas, além da geração de trabalho e renda”, disse o deputado Gil Pereira.

O deputado Gil Pereira apresentou o Requerimento 997/15, para realização de reunião da Comissão de Minas e Energia com objetivo de debater, em audiência pública, no município de Montes Claros, a construção da Barragem de Congonhas, nos municípios de Itacambira e Grão Mogol. Já o deputado Carlos Pimenta (PDT) apresentou o Requerimento 7.377/16.

Fotovoltaica

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) propôs audiência pública conjunta (Comissão de Desenvolvimento Econômico) para debater o incentivo e apoio ao uso da energia solar fotovoltaica: Requerimento de Comissão 7.376/16.

O deputado Bosco (PTdoB), por sua vez, apresentou o Requerimento 7.378/16, para realização de audiência pública no município de João Pinheiro (Noroeste do Estado) para debater o desenvolvimento da energia fotovoltaica na região.