Fique por Dentro

ENERGIA SOLAR / POLÍTICA PÚBLICA: Deputado Gil Pereira solicita programa estadual para escolas, hospitais e Santas Casas

5 de dezembro de 2019

O deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG, faz gestões para implantação de energia solar fotovoltaica na rede estadual de ensino e saúde de Minas Gerais, além das instituições filantrópicas.

O requerimento nº 5760/19, de sua autoria, foi encaminhado ao governador Romeu Zema, pedindo a criação de programa específico para instalação de placas fotovoltaicas em todas as escolas e hospitais sob responsabilidade do Estado, além das Santas Casas.

Atualmente, são aproximadamente 674 hospitais e 6.620 escolas no sistema público estadual. A geração de energia solar garantirá significativa redução de gastos para o Estado e para as instituições, possibilitando que tais recursos economizados ao longo do tempo sejam revertidos para outras necessidades.

Ministério da Educação

Gil Pereira também solicitou, através do requerimento 5.769/19 ao Ministério da Educação, a instalação de usinas fotovoltaicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Unimontes para geração de energia solar, tendo em vista que o governo federal anunciou que fará investimento de R$ 60 milhões para aquisição e instalação de 852 usinas fotovoltaicas.