ASSEMBLEIA FISCALIZA: Secretário de Estado de Meio Ambiente destaca trabalho do deputado Gil Pereira com a energia solar

Compartilhe!
Estamos no Google News
ASSEMBLEIA FISCALIZA: Secretário de Estado de Meio Ambiente destaca trabalho do deputado Gil Pereira com a energia solar

Durante mais uma rodada de prestação de contas do Poder Executivo ao Legislativo, o secretário de Meio Ambiente (Semad-MG), Germano Vieira, abordou o cenário de expansão das energias renováveis e pontos relacionados à questão da água no Estado, por solicitação do deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG, que agradeceu a atenção assegurada pela Pasta a esse tipo de energia, especialmente à geração solar fotovoltaica no Norte de Minas.

“Eu que devo agradecer a vossa excelência, por ser na sua trajetória parlamentar e na Comissão um dos maiores defensores da energia fotovoltaica. Hoje, o Governo de Minas reconhece esse significado e a sua importância por termos chegado a um ponto histórico, não somente da isenção de ICMS para usinas até 5 MW (geração distribuída), mas também até à dispensa do licenciamento nessa faixa de potência. Isso favorece a escolha da área, pois, caso se trate de terreno sem vegetação, nem autorização de desmate é necessária. Portanto, isso fomenta bastante o setor e a nossa expectativa é que Minas seja um dos estados com maior possibilidade para o seu desenvolvimento, política sintonizada com a Secretaria, a Feam e o plano estadual de Mudanças Climáticas”, afirmou o secretário Germano Vieira.

“Agradeço as gentis palavras do secretário de Germano Vieira. Desde 2011, trabalho na construção da legislação mineira de incentivo à geração de energia limpa e renovável, principalmente a solar fotovoltaica. Atitudes assim são indicadores do quanto estamos no caminho certo. Mas ainda temos muito a fazer. Vamos transformar o Estado, especialmente o nosso Norte de Minas, em referência mundial no setor”, declarou o deputado Gil Pereira.

“Quem quiser investir no Estado, principalmente no Norte de Minas, pode com maior facilidade conseguir a licença ambiental, além de já termos a Lei da Energia Solar Fotovoltaica, de minha autoria, única no país que isenta de ICMS usinas até 5 MW, o que vem atraindo centenas de investidores para a região. Temos mais de 30 plantas energizadas, mais 32 em implantação até 2020 e outras 400 solicitações de novas conexões. Na geração centralizada, está em construção uma grande subestação e teremos uma planta de 1,5 GW de energia solar, em 2022”, comentou o deputado Gil Pereira, que também solicitou “um programa de investimentos e de proteção a nascentes de água mais vigoroso para a região”.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!